Audi apresenta A1 Clubsport Quattro, o super A1

Para celebrar os 30 anos do festival de Wörthesee, na Áustria,a Audi criou uma versão especial do A1.O Clubsport quattro antecipa as formas do futuro S1, que já roda em estágio avançado de desenvolvimento pela Alemanha. O Clubsport traz uma versão altamente modificada do cinco cilindros de 2.5 litros usado no RS3 e no TT RS. Nos carros já produzidos, o motor entrega bons 330 cv, mas para o conceito foram adicionados um resfriador de ar maior para o turbo e escapamento redimensionado para quase absurdos 500 cv de potência. Para efeito de comparação, o A1 mais potente vendido é o S Line, com "apenas" 182 cv extraídos do 1.4 TFSI.

 No visual, a versão ganhou vários adereços, que denotam o poder do carro.Na frente, o parachoque tem enormes entradas de ar para o intercooler, saídas de ar no alto do capô fazem a exaustão do ar quente. Atrás, um grande aerofólio para segurar a traseira do carro nas curvas e o parachoque, que além de mais envolvente, tem um difusor de ar acoplado. Os arcos das rodas de19 polegadas, adicionaram 60 mm à largura total do modelo, dando um aspecto bem mais esportivo ao carrinho. As saídas de escapamento na lateral dão o toque de super carro.

Por dentro, a versão ganhou bancos em concha e perdeu o assento traseiro para reduzir o peso e dar lugar a reforços estruturais.  No lugar do aparelho de som, pequenos mostradores analógicos de carga da bateria, pressão e temperatura do óleo. Até as alavancas de seta e limpadores foram substituídos por botões no volante e no painel.

 O desempenho anunciado para o carro é igualmente surpreendente, dados os valores de potência e o peso de apenas 1.390 kg. Segundo a Audi, os 100 km/h a partir da imobilidade chegam em apenas 3,7 segundos, e os 200 km/h em 10,9 segundos. Números dignos do superesportivo R8 V10. Apenas a velocidade máxima que foi limitada aos 250 km/h, talvez o único ponto decepcionante do modelo.

O Audi A1 Clubsport quattro é apenas um conceito. O S1 deverá usar o motor 2.0 TFSI de 211 cv do Golf GTI, num conjunto bem mais comportado. A Audi ainda deve retrabalhar o quatro cilindros para um pouco mais de potência, mas dificilmente ultrapassará os 230 cv. A maior diferença mesmo será a tração integral, inédita na categoria. O S1 é esperado para setembro, no Salão de Frankfurt.


Fonte: Motor Dream

Gostou?Deixe um comentário abaixo
Share on Google Plus

About Gabriel Souza

0 comentários:

Postar um comentário