Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves registraram um crescimento de 15,93% em junho de 2011, ante o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 4 de junho, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Segundo a entidade, foram 286.934 unidades emplacadas no sexto mês do ano. No entanto, em relação a maio, houve uma queda de 4,52%. Apesar da ligeira queda, a Fenabrave estima que as vendas de automóveis e comerciais leves registrem uma alta de 5,9% até dezembro. A projeção é mais otimista que a divulgada anteriormente, que era de 4,2%.
"No segundo semestre, haverá reajustes de categorias importantes como petroleiros, bancários e metalúrgicos. Considerando o cenário de pleno emprego, podemos considerar que esses trabalhadores terão grande poder de negociação. Isso é mais renda nas mãos da população", afirma Tereza Fernandez, consultora da MB Associados, que presta assessoria para a Fenabrave.
Quanto às montadoras, a liderança no mês de junho entre os automóveis ficou com a Fiat, que conquistou 24,23% do mercado. A VW aparece em segundo lugar (21,10%), com GM (13,25%) e Ford (9,74%) em seguida. No resultado acumulado, a Fiat também é líder, com 22,74% do mercado nacional. A vice-liderança está com a Volkswagen, com 22,21%, seguida por General Motors (20,02%), Ford (9,46%) e Renault (6,05%).
Gol sustenta liderança; Jetta e QQ estreiam entre os 50 mais
No que diz respeito aos modelos, o VW Gol fechou mais um mês na liderança, com 27.428 unidades emplacadas. No ano, o hatch já acumula mais de 145 mil veículos comercializados, sustentando uma boa vantagem para o vice-líder Fiat Uno, que computa pouco mais de 133 mil emplacamentos. O Chevrolet Celta surge na terceira posição, seguido por outro Chevrolet, o Corsa Sedan - no caso, a Fenabrave soma as vendas de Corsa Sedan e Classic.
Destaque também para o Volkswagen Jetta, que aparece na lista dos 50 mais vendidos pela primeira vez. Em junho, os1.622 emplacamentos o levaram a 32ª posição. O feito se deve à chegada da nova geração do sedã, que disputa mercado tanto com modelos na faixa dos 65 mil reais quanto no grupo de cima, que começa em 85 mil reais. O popular Chery QQ também começa a se destacar. Em seu primeiro mês à venda por aqui, o carro de 23 mil reais teve 1.054 unidades emplacadas.
Outros modelos continuam entre os 50 mais. O JAC J3 ocupa o 29º lugar em junho, com 1.765 unidades emplacadas, enquanto que o J3 Turin vendeu 1.205 carros, ficando no 41º lugar. Já o Fiat Bravo, que teve um começo tímido, começa a se firmar no mercado e aparece na 44ª posição.
Via Quatro Rodas
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário